quarta-feira, novembro 26, 2008

Abrigo





eu com um maremoto

no coração

e o inferno prometido.

náufrago

quase morto.


tu surgiste

qual onda de renovação

e deste-me abrigo

na foz do teu corpo.



Eduardo Roseira,

in a colheita íntima

Quartas Mal Ditas

Amanhã, 22 horas, mais uma sessão das Quartas Mal Ditas no piano-bar do Clube Literário do Porto, à Rua Nova da Alfândega, n.º 22.Tema: CAFÉS DA MINHA PREGUIÇAConvidados: MANUEl ANTÓNIO PINA ÁLVARO MAGALHÃES TOMÁS CARNEIRO
Leituras por: Anthero Monteiro, António Pinheiro, Isabel Marcolino, Luís Carvalho, Mário Vale Lima, Marta Tormenta, Rafael Tormenta e pelos convidados
Coordenação: Anthero Monteiro
QUARTAS MAL-DITAS: Poesia, Música, Conversas, Pretextos de aprendizagemAmanhã, 22 horas, mais uma sessão das Quartas Mal Ditas no piano-bar do Clube Literário do Porto, à Rua Nova da Alfândega, n.º 22.Tema: CAFÉS DA MINHA PREGUIÇAConvidados: MANUEl ANTÓNIO PINA ÁLVARO MAGALHÃES TOMÁS CARNEIRO
Leituras por: Anthero Monteiro, António Pinheiro, Isabel Marcolino, Luís Carvalho, Mário Vale Lima, Marta Tormenta, Rafael Tormenta e pelos convidados
Coordenação: Anthero Monteiro
QUARTAS MAL-DITAS: Poesia, Música, Conversas, Pretextos de aprendizagem
PARTICIPA / DIVULGA, por favor.
anthero.monteiro@gmail.com
www.pracadapoesia.blogspot.com

Biosofia

"
O Big Bang teria acontecido no início do tempo, marcando também o início do espaço(...), por isso desde então o Universo tem-se expandido mas não para o espaço vazio: o próprio espaço cria-se á medida que o tempo passa. As galáxias são neste campo pequeníssimos pirilampos emitindo luz na grande escuridão do Universo e anunciando a sua expansão."

In Biosofia


" A guerra está dentro de nós.


A história é a manifestação dessa doença"


Winston Churchill

segunda-feira, novembro 24, 2008

Exposição de Pintura

“Cores e Poemas",

Inauguração dia 29 de Novembro Pelas 15.00h,
no Castelo do Queijo – Porto (Rotunda de Matosinhos)
A exposição estará aberta ao público até dia 23 de Dezembro,
aos Fins-de-semana, das 14.00h às 17.00h.

Poderão encontrar também
Peças de artesanato e levar para casa um Poema!

Estão
tod@s convidad@s!
Ana Cláudia Albergaria

Telemóvel: 960486565

quinta-feira, novembro 20, 2008

Esfera Alcalina

Sinto-me estrangular pela morte,
que vagueia pelo meu pensamento
Sinto-me perdida nesta esfera alcanina,
palavra deturpada pela curiosidade.
Esfera alcanina,
Sentimento cáustico, irreverente
e melancólico.

Maria Helena Guerra

(POESIS)

quarta-feira, novembro 19, 2008

Solidão



morrem todos
os que construíram
a minha infância
e com eles
a infância vai
morrendo também


é assim o caminho
no deserto
entre as dunas
e a sede queimando
a pele com a
dor da vida




Um Poema






Um poema não
é o estorvo
da alma:

é a expectante fuga
à tenacidade da morte.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Aquecimento, Terra Final?




Glaciares derretem a velocidade recorde
Aquecimento global.

O ritmo anual a que derretem os glaciares duplicou desde o início do século e só em 2006 registaram-se perdas sem precedentes. Reduções nas emissão de gases são urgentes.
Podem desaparecer já este século em zonas de montanha, alerta estudo.

Os glaciares estão a derreter a uma velocidade recorde desde o início deste século, segundo um estudo apresentado durante a vigésima nona reunião do Grupo Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), que está a decorrer em Genebra.


Segundo o Jornal 20 minutos, o ritmo anual a que derretem os glaciares duplicou e em 2006 registaram-se perdas de gelo sem precedentes. "Se esta tendência continuar e os governos não estiverem de acordo sobre as novas reduções de gases na reunião em Copenhaga em 2009, é possível que os glaciares desapareçam em muitas zonas de montanha durante este século", adverte o estudo.Apesar de os fenómenos de degelo já se verificarem desde as últimas décadas do século passado, foi nestes primeiros oito anos do actual que o ritmo acelerou, refere por seu lado o El Mundo.


E sublinha que as perdas históricas de 1998 já foram superadas por três vezes: em 2003, 2004 e 2006. O relatório revela que os degelos de 2004 e 2006 foram duas vezes mais relevantes que os de 1998, salienta o diário espanhol.Assim, e de acordo com os cálculos dos peritos, as perdas anuais registadas na década de 1996 a 2005 foram o dobro das registadas no período de 1986 a 1995 e quatro vezes superiores às de 1976 a 1985.


Nos Alpes, a cobertura glaciar diminuiu 35% entre 1850 e a década de 1970, uma redução que tem aumentado em mais 22% até ao ano de 2000. Já em 2003, ano em que a Europa sofreu uma onda de calor, o degelo foi num só Verão de 5 a 10%. Os peritos alertam que, mais do que as consequências globais das perdas dos glaciares, é o aprovisionamento de água de milhões de pessoas que está ameaçado.Também esta semana foi apresentado o estudo Solar Generation 2008, publicado pela Greenpeace e pela Associação Europeia da Indústria Fotovoltaica. Um trabalho que reconhece a importante contribuição da energia solar para as necessidades energéticas de dois terços da população mundial, incluindo aqueles que vivem em zonas remotas, em 2030."A energia solar poderia ajudar a reduzir cerca de 1600 milhões de toneladas de emissões de CO2 até 2030, o equivalente a 450 centrais térmicas de carbono", explicou Sven Teske, da Greenpeace Internacional.O estudo mostra, ainda, como a energia solar contribuirá para a criação de empregos verdes.

Hoje, quase 120 mil pessoas estão a trabalhar graças ao desenvolvimento deste sector. Em 2020, estima-se que dois milhões de pessoas estejam no sector da energia solar, valores que até 2030 podem chegar aos 10 milhões em todo o mundo.

terça-feira, novembro 11, 2008

Coro da Casa da Música

Coro Casa da Música
O Coro Casa da Música é a mais recente iniciativa da Casa da Música, no Porto. As inscrições para audições de selecção de cantores já estão abertas. Serão seleccionados oito solistas/coralistas principais (nível A); oito coralistas principais (nível B); 16 coralistas reforços (nível C); e 48 coralistas reforços para Coro Sinfónico (a partir de 2010, nível D). Para as provas, os candidatos devem apresentar uma ária de Johann Sebastian Bach, à escolha, e uma canção do repertório erudito, contrastante em estilo e noutro idioma (excluindo árias de ópera).
Até dia 5 de Dezembro as candidaturas - acompanhadas de um CV completo, com destaque para a formação musical e experiência vocal - devem ser enviadas para audicoes.coro@casadamusica.com. Os candidatos seleccionados serão contactados por correio electrónico até dia 19 de Dezembro, para prestarem provas na Casa da Música a partir de 12 de Janeiro de 2009.
A direcção musical do Coro Casa da Música está a cargo do maestro Paul Hiller. Natural de Dorset, em Inglaterra, estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres. A sua carreira tem sido dedicada ao canto, à direcção e à escrita musical. Recentemente foi nomeado director artístico e maestro titular do Coro de Câmara Nacional da Irlanda.

fonte: http://bloguedeletras.blogspot.com/

segunda-feira, novembro 10, 2008

ARENA





Ardemos com os cavalos
consumindo as paixões
do relvado
sugando suor
a suor o rosto
destes novos gladiadores.


De que Dragão
herdamos
esta paixão ancestral?

terça-feira, novembro 04, 2008

Sincronicidade


"
Sincronicidade é o princípio que Jung postula como o laço conectando psique e acontecimento numa coincidência significativa, sendo participante quem determina se as coincidências sã plenas de significado."