quarta-feira, outubro 14, 2009

JAZZ





1959 ANO DA GRAÇA DO JAZZ

!959 foi uma ano de excelência no que toca ao Jazz. Dois lançamentos nesta data iriam marcar decisivamente a sua história: falámos de “A Kind of Blue” de Miles Davies e de “Time Out” de Dave Brubeck. Este ano é celebrado o lançamento de ambos e com toda a razão.

Sobre a “Kind of Blue” já tudo foi dito resta-me apenas contar a minha história acerca deste álbum.

Cansado de tanto ouvir falar em Miles Davies e “Kind of Blue”, estou um dia a olhar para as prateleiras de uma loja e dou de caras com o CD. Num impulso, decidi adquiri-lo e satisfazer de vez a minha curiosidade.

Quando o ouvi, percebi de imediato a razão para tamanha adoração. “A Kind of Blue” é o Santo Graal do Jazz, aquele disco que todos os músicos desejariam ter composto. Aconselho vivamente a todos a sua edição e descobrir um álbum absolutamente inovador e, como alguém afirmou, um dos mais “desesperadamente romântico” da história da música.

“Time Out” foi o primeiro grande hit do Jazz. Teve o condão de por toda a gente a trautear jazz. Não estamos a falar de um álbum dito “comercial”. Estamos isso sim, a falar de uma grande música que tornou acessível o Jazz a toda a gente.

O álbum teve tanto êxito que Dave Brubeck foi o primeiro músico de Jazz a tornar-se capa da Revista “Time”. Facto curioso é que Dave Brubeck não ficou muito contente com a distinção. Brubeck tinha uma enorme admiração por Duke Ellington, que considerava o maior músico de Jazz do seu tempo. A distinção conferida pela “Time” foi considerada por ele como um modo de reconhecer o Jazz sem no entanto atribuir a distinção a um músico negro que era o caso de Duke e da esmagadora maioria dos músicos desse tempo. De certo modo, Brubeck sentia que tinha sido utilizado pelo racismo que então vigorava no seu tempo para “branquear” o Jazz.

Tal como se aprecia um grande vinho, também recomendo esta “colheita Jazzistica”.



Álvaro Santos - POESIS

Sem comentários: