terça-feira, março 03, 2009

Fernando Pinto Ribeiro -


No passado dia 20 de Fevereiro faleceu um grande poeta e homem das letras e do nosso Fado


ver:

"Breve Historial

Fernando Pinto Ribeiro, nasceu em 1928, na Guarda. É ainda muito novo quando começa a rimar as palavras, escrevendo quadras soltas, com 14 anos escreve o seu primeiro soneto que intitula de “Soneto dos 15 Anos”.
Radica-se em Lisboa aos 17 anos, onde após ter completado o Curso Liceal, se inscreve na Faculdade de Direito, cujo curso não chegou a completar.
Colaborou nas revistas “Flama”; “Panorama”; “Páginas Literárias”; “Das Artes, das Letras”, suplemento literário do “Primeiro de Janeiro”; “Palavra em Mutação”; “lavra…Boletim de Poesia” e em jornais, como “Diário de Notícias”; “Diário Ilustrado”; “Poetas & Trovadores” e em diversos jornais regionais, tendo também sido publicados no Brasil alguns poemas de sua autoria.
Foi Director da Revista de Letras e Artes “Contravento” (1968), da qual só se conseguiram editar quatro números, pois devido ao seu cariz intelectual e acentuadamente democrático, era um “estorvo” para o poder de então, que era alvo constante da mordaça da censura.
Organizou com Alba de Castro, entre 1967 e 1983, as Pastinhas de Poesia, publicadas anualmente na Queima das Fitas da Universidade de Coimbra.
Participou em múltiplas colectâneas e organizou algumas, como as da Tertúlia Rio de Prata, em Lisboa, da qual era membro fundador. Pertenceu aos corpos sociais da Sociedade da Língua Portuguesa, era sócio da Associação Portuguesa de Escritores, cooperador da Sociedade Portuguesa de Autores, sócio da Colectividade Grupo Dramático e Escolar “Os Combatentes”. (Colectividade Popular Centenária)."

Sem comentários: