AIDSS 20 anos POESIS e IFHS
No Dia 8 de Outubro às 18horas realizou-se o ENCONTRO LUSOFONIA culturas e sociedades, organizado pela AIDSS (20º aniversário), Poesis e AIDSS, contou com a participação especial, do MIL (Revista Nova Águia), sendo o Engº Miguel Magalhães Ferreira o representante, do emérito Prof. João Ferreira, e do Prof. Barbosa da Costa.
O Tema era convidativo, e as palavras foram como as cerejas, brotaram!
O Prof. João Ferreira, abriu as hostilidades, demonstrando a sua sapiência, deu uma lição histórica literária, sobre o percurso e os precursores da Lusofonia, como o padre António Vieira, Fernando Pessoa, Agostinho da Silva, Gilberto Freyre, entre outros. Elencou as formas anteriores à CPLP de caminhos para uma organização Lusófona e como agente desse processo, em Brasília, aonde reside e foi professor, tendo-se jubilado, explicado as raízes da fundação da CPLP, e o papel muito importante de Agostinho da Silva e seu pensamento, na mesma, nomeadamente, em torno do seu pensamento, constituinte, o Divino Espírito Santo, V Império.
O professor Barbosa da Costa centrou a sua intervenção, na importância da Lusofonia, das suas expressões multi culturais, no contexto multi polar da globalização. Salientando a importância do local e da afirmação da riqueza e diversidade do mesmo no contexto mundial, com particular ênfase neste processo para a continua evolução da cidadania, processo central na construção do mundo Lusófono e que se encontra hoje em problematização devido forma como a economia avassala, os processos de conquistas civilizacionais que remontam á Revolução Francesa, de Montesquieu a Rousseau, de Sartre a Edgar Morin.
Por fim o Engenheiro Miguel Magalhães, focalizou a sua intervenção, explicitando as raízes da revista Nova Águia, á semelhança da sua antecessora no início do século XX, a Águia, e do Movimento MIL (Movimento Internacional Lusófono), na esteira da Renascença.
Movimento que pretende recuperar o debate em torno de Portugal, e o seu destino como nação, no contexto da sua história e portanto da problematização da Lusofonia, como movimento cultural e cívico, mobilizando a sociedade civil para este debate.
Elencou ainda, Miguel Magalhães, algumas das principais actividades do MIL, propostas, petições e outras iniciativas como por exemplo:
1. “Força Lusófona de Manutenção de Paz”
2. “Passaporte Lusófono”
3. Defesa de candidaturas independentes à Assembleia da República Portuguesa
4. Instituições à escala lusófona
e ainda:
Debates públicos
Recolhas de livros
Prémio Personalidade Lusófona do Ano
Apresentou também o último número da Revista Nova Águia:
Oitavo número (2º semestre de 2011): O Pensamento da Cultura de Língua Portuguesa: nos 30 anos da morte de Álvaro Ribeiro.
1 comentário:
Foi um encontro muito interessante. Que seja o início de muitos serões bem passados a falar sobre Lusofonia. Obrigado. Um abraço, Miguel Magalhaes Ferreira
Enviar um comentário