terça-feira, novembro 08, 2011

INAUGURAÇÃO SEDE MIL NORTE















Inauguração da Sede Norte do MILIntervençõesRenato Epifânio, Joaquim Paulo Silva e Miguel Magalhães FerreiraPalestraJoám Evans PimPortugal, a Galiza e a LusofoniaInclui Apresentação do nº 8 da NOVA ÁGUIA4 de Novembro, 21h30A abertura da SEDE MIL NO PORTO, fruto de um protocolo entre a AIDSS/POESIS e o MIL, decorreu de modo positivo, contando com a presença do Renato Epifânio Presidente do MIL, Joaquim Paulo Silva Presidente AIDSS/POESIS, Miguel Magalhães Ferreira Mil Norte, e Joám Evans Pim (Galiza).






Foi um momento importante que Joám Evans Pim marcou traduzindo assim a situação atual cultural, da Galiza, relativamente, á posição face á integração da língua Galega no mundo Lusófono.Renato Epifânio traduziu na essência os desígnios, as estratégias e o plano de implementação do MIL no mundo, bem como as atividades desenvolvidas.






Joaquim Paulo Silva referiu-se à importância da parceria MIL/POESIS que possibilitou a criação da Sede MIL-Norte, e abre a porta para várias ações de desenvolvimento do MIL, e de cooperação entre as duas Instituições. Sendo que o POESIS, com 20 anos de existência incorpora ideias de Universalidade em simultâneo, com objectivos de promoção da Lusofonia num campo Transdisciplinar. Augurando-se pois, uma boa perspetiva para o protocolo assinado nesta data.






Finalmente Miguel Magalhães Ferreira enquadrou o surgimento do MIL Norte na tradição histórica de intervenção cívica das gentes Nortenhas nos destinos de Portugal e de outros Países Lusófonos com maior destaque para o Brasil. Apontou igualmente propostas de iniciativas que o MIL Norte pensa desenvolver nos tempos mais próximos bem como convidou os presentes a participarem na 1ª reunião do MIL Norte a ser marcada muito em breve.

Sem comentários: