segunda-feira, abril 13, 2009

BLOGUE DE ESCRITA CRIATIVA

"A Porto Editora colocou on-line um blogue dedicado à escrita criativa, enquanto disciplina, e ao trabalho e aos títulos de Pedro Sena-Lino enquanto formador na área.

Acessível em http://escritacriativa.portoeditora.pt, o blogue fornece informações, sugestões de formação e serve também para publicar textos de alunos dos cursos de Pedro Sena-Lino. O objectivo da Porto Editora e do autor é o de criarem um repositório de informações ligada à escrita criativa acessível a todos na Internet, com base nos títulos recentemente publicados: Curso de Escrita Criativa I – Criative-se: usar em caso de escrita e Curso de Escrita Criativa II – Uma Costela de Quem?

Para além dos dois manuais de escrita criativa, Pedro Sena-Lino coordenou, para a Porto Editora, o volume “Contos Policiais”, que terá dois sucedâneos noutras áreas em breve, e prepara-se para publicar o seu primeiro romance no mês de Maio, também pela Porto Editora.
O romance veio na sequência de um trabalho mútuo que penso estar a ser uma boa dança. E é difícil encontrar um parceiro que dance ao mesmo ritmo e com o mesmo gosto por todos os passos do que nós.
Interessante é, também, saber o que diz o autor da escrita criativa em Portugal:
A escrita criativa em Portugal precisa ainda de passar a ser mais frequente e marcante na vida cultural, ou seja, como laboratório de ideias e território privilegiado de comunicação com a leitura e a criatividade. Creio que a escrita criativa pode mudar o conceito endeusado e homiliático de escritor em Portugal, em que ninguém lê os colegas, ninguém os ouve, ninguém se sente parte de um todo que é uma literatura a pensar e a criar um país. Os meus alunos sentem que aprendem a escrever e a ouvir, a corrigir os outros e a melhorar com isso."

Sem comentários: